Canoas é um bairro rural de Mococa, está localizado na divisa com o município de Arceburgo, no estado de Minas Gerais, delineada pelo rio Canoas. o bairro já contou no passado com uma estação de trem da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro.
Ao lado de um pequeno córrego que flui para o rio Canoas, existe ainda uma estação ferroviária desativada em 1961, pertencia ao ramal de Mococa, da Mogiana, era a estação terminal do ramal, o trecho Mococa-Canoas, de cerca de seis quilômetros, foi desativado
Hoje está adaptada para estábulo, na fazenda Angico, ficando a cerca de duzentos metros a leste da estrada Mococa-Canoas, na verdade, o único detalhe que lembra a estação é o frontão, típico das estações da Mogiana, o bairro ainda hoje é uma área sem ruas asfaltadas, um bairro de sítios e chácaras com baixíssima concentração de habitantes. O bairro se limita com Minas Gerais, no município de Arceburgo.
O armazém da antiga ferrovia ou de particulares no extremo do que um dia foi o pátio de Canoas. Está do outro lado da rodovia municipal de terra (que liga Mococa à divisa com Minas passando por Canoas) em relação à antiga estação e seu pátio - que não era pequeno
Os trens de passageiros pararam nesta estação de 1890 a 1966.
DIA 8 de SETEMBRO de 1900 - Inaugurada a capela dedicada a Nossa Senhora da Luz, no Bairro Canoas. Antes dessa capela, houve outra, que foi construída pela comissão presidida pelo coronel José Pereira Lima e inaugurada em 08/09/1900, sob a invocação de Nossa Senhora da Luz. Em 17 de agosto de 1935, foi inaugurada essa capela, em estilo neo-gótico, sob a invocação de Nossa Senhora da Conceição Aparecida.
CONTATO:
ATENDIMENTO