Um modelo de agricultura orgânica sustentável
A fazenda anteriormente conhecida como Fazenda Fortaleza está na Família Barretto desde 1850. Ainda era uma fazenda tradicional com 150 lavradores e métodos agrícolas convencionais quando Silvia Barretto a herdou e junto com seu marido Marcos Croce começou a transformar a fazenda com seus sonhos. Há muito tempo um mordomo e seguidor do estilo de vida natural e orgânico; Silvia decidiu que se ela assumisse a fazenda, ela teria que se tornar orgânica. A ideia de dar continuidade aos métodos agrícolas tradicionais e às relações estritas e centenárias entre os proprietários e os agricultores também não os atraía. Em 2001 essa transformação começou quando Silvia herdou a fazenda e mudaram o nome para Fazenda Ambiental Fortaleza (FAF) que significa Fazenda Fortaleza Ambiental.
Esse processo começou lentamente e cheio de experiências de aprendizado, pois em 2001 Silvia e Marcos estavam morando em Chicago, Illinois. A transição para a produção orgânica reduziu drasticamente a produção, pois as plantas sofreram com a interrupção abrupta dos produtos químicos. Marcos apresentou uma nova proposta a seus trabalhadores, que era oferecer a eles 50% do café que plantavam. Um novo conceito para a área que também demorou para amadurecer. Essas atitudes deram a Silvia, Marcos e a Fazenda Ambiental Fortaleza a fama de serem os 'fazendeiros malucos' da região. Depois de muitos anos e muitos obstáculos, eles conseguiram chamar a atenção de um pequeno grupo de profissionais americanos de cafés especiais.
Em 2007 Marcos exportou seu primeiro contêiner direto para os Estados Unidos e colocou a Fazenda Ambiental Fortaleza no mapa. Em 2008, a FAF ganhou o prêmio de Sustentabilidade da Associação de Cafés Especiais da América. Como resultado, muitos torrefadores começaram a seguir a FAF e a visitá-la para ver o que estavam fazendo.
Em 2009, Felipe, filho de Silvia e Marcos, que trabalhava em uma microtorrefação de cafés especiais em St. Louis, a Kaldi's, veio se juntar à equipe. Sendo o primeiro membro da família a se mudar para a fazenda em tempo integral, Felipe montou um laboratório de café e passou a separar e estudar os lotes por variedades e métodos de processamento. Na mesma época, os vizinhos começaram a expressar interesse no modelo de comércio direto e esforços para melhorar a qualidade e começaram a fazer parceria com a FAF.
Hoje a Fazenda Ambiental Fortaleza é uma fazenda, uma rede de cafeicultores, um centro de estudos do café e uma empresa exportadora que mói e despacha café para todo o mundo.
Em nossos cafés você encontra uma diversidade e complexidade de sabores que expressam nosso amor e dedicação à fruta. Esperamos que goste deles porque amamos o que fazemos!
CONTATO:
ATENDIMENTO
FUNCIONAMENTO COM AGENDAMENTO
Endereço:
Distrito de Igaraí - Zona Rura, SN Mococa, SP
E-mail:
info@fafcoffees.com
Fone:
(19) 9963-74500
Site:
www.fafbrazil.com
VER MAIS
Participe deste espaço que celebra o talento e a diversidade das expressões visuais. As inscrições estão abertas de 16/09/2024 a 16/10/2024, das 8h às 16h na Casa de Cultura “Rogério Cardoso” - Não perca a chance de transformar suas ideias<
Mais uma edição da Caminhada Fotográfica.
Próximo dia 27/10/2024 no Distrito de Igaraí.
Saída em frente da Casa de Cultura.