No final do século XIX e inicio do século XX . A cidade tinha aproximadamente 14.000 habitantes segundo senso da época.
E foi para suprir as necessidades de saúde pública desta população, que alguns fazendeiros de café tiveram a iniciativa de criar a Santa Casa de Misericórdia. O nome se deu devido à doação de um prédio, antigo Colégio das Freiras, para que este fosse utilizado a fins de caridade. Testamento este deixado pela então enfermeira Carolina Emilia de Figueiredo, ficando então batizada mais tarde a instituição de: Santa Casa de Misericórdia D. Carolina de Figueiredo.
A Santa Casa de Misericórdia de Mococa D. Carolina de Figueiredo foi projetada pelo Engenheiro Gherardo Bozzani, e inaugurada no dia 4 de dezembro de 1911.
Inspirado nas construções palacianas européias, seguindo estilo eclético com elementos classicistas e barrocos. Na entrada principal, um afresco em formato oval exibe o retrato de Carolina Figueiredo.
Em 1945 o chefe de governo Fernando Costa libera uma verba para a construção da maternidade que fora inaugurada em outubro de 1949. A maternidade fora batizada como o nome da viúva Anita Costa, pois antes mesmo da inauguração Fernando costa morrera de acidente.
Durante o inicio da década de 1950, juntaram-se esforços para a construção da capela de Santa Isabel considerada a rainha das caridades e padroeira dos hospitais. Sendo inaugurada mesmo que inacabada em 1952 com recursos advindos também de quermesses.
CONTATO:
ATENDIMENTO
Endereço:
Praça Jefferson Ferraz, 90